Organograma Funcional de Sistemas e Subsistemas

SIAFEM 10 Jul 2014

 

SISTEMA NAVEGA - É o que administra e controla o acesso dos usuários aos sistemas cadastrados, como também fornece de forma padronizada os menus que os conduzirão à transação escolhida. Permite que seja controlado por ele vários outros sistemas satélites integrados.

SISTEMA COMUNICA – É utilizado para transmitir mensagens entre os usuários do sistema. Serve para facilitar a transmissão de informações, procedimentos e solicitações.

SISTEMA SIAFEM – É um sistema informatizado que processa e controla de forma integrada , a execução orçamentária, financeira e patrimonial da gestão pública, através do registro contábil dos seus atos e fatos administrativos. É dividido em subsistemas (raiz), módulos (tronco) e transações (galhos). Entende-se por módulo um conjunto de transações afins, sendo as transações no sentido prático, representadas por rotinas acessadas pelos usuários, de acordo com a atividade a ser executada.

Subsistema Auditoria e Controle – É o que permite a realização das conformidades setoriais e das Unidades Gestoras, além do acompanhamento e consulta de movimento analítico dos documentos emitidos, auxilia o controle interno e externo.

Subsistema Cadastros Básicos – É o que permite cadastrar e atualizar os credores, convênios, acordos, ajustes, auxílios, contribuições e subvenções.

Subsistema Contabilidade – É onde concentra às funções relacionadas às atividades contábeis, tais como: consultas, balancetes, balanços, demonstrativos, equações, consolidações, encerramento e integração das contas referentes às Unidades Gestoras, Órgãos e geral do Estado.

Subsistema Execução Financeira – Neste subsistema encontram-se todas funções relacionadas a consultas e atividades referentes a tudo que se relaciona às movimentações financeiras, tais como: liquidações, pagamentos, movimentos bancários.

Subsistema Execução Orçamentária – Contém às funções relativas a consultas e atividades relacionadas a movimentação orçamentária, tais como: emissão de empenhos, notas de dotação, movimentação de créditos orçamentários, detalhamento de fonte.

Subsistema Relatórios – Serve para efetuar submissão de relatórios em TXT ou a serem impressos na PRODEPA.

Subsistema Tabelas – É utilizado como apoio ao sistema, onde encontra-se as tabelas referente a: banco, agência, fonte, categoria de gasto, funcional programática, eventos, plano de contas, etc.

 



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