Posse do subsecretário

Notícias 24 Jan 2020

A cerimônia de posse do auditor fiscal de receitas estaduais Eli Sòsinho Ribeiro no cargo de subsecretário da Administração Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda, Sefa, foi realizada hoje (23/01) no auditório da Sefa em Belém. Ele foi nomeado pelo governo Helder Barbalho após participar do processo seletivo interno realizado na Secretaria da Fazenda, que resultou numa lista composta por dois nomes de auditores fiscais de receitas estaduais.
Graduado em Administração e Ciências Contábeis e mestre em Administração Financeira, ingressou por meio de concurso público na Sefa em 1992. Possui MBA em Gestão financeira e de negócios e Auditoria e perícia contábil; é professor em cursos de graduação e pós graduação, tendo prestado consultoria operacional e técnica na área tributária no governo de Cabo Verde. Desde o ano passado, assumiu o cargo de diretor de assuntos fazendários estratégicos na Sefa, e coordena as ações referentes ao projeto de modernização da administração fazendária, o Profisco II, que tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID.
Na cerimônia, ele lembrou a trajetória profissional desde a posse como professor na Secretaria Estadual de Educação, Seduc, e depois como auditor fiscal de receitas estaduais. Destacou o trabalho com os projetos de modernização fazendária, de consultoria em Cabo Verde, onde teve que aprender sobre Imposto de valor agregado, IVA, e o desafio atual de gerenciar os projetos em desenvolvimento na Secretaria, que “visam elevar a Sefa a um novo patamar”. Agradeceu ao governador e ao secretário pela nomeação, e aos colegas de trabalho pelo apoio recebido, e disse que “o momento é de mudança de cultura, de valores e de engajamento”.
Já o secretário René de Sousa Júnior falou sobre os desafios da gestão fazendária e lembrou que a grande missão dos servidores da Secretaria da Fazenda é “melhorar a vida dos cidadãos paraenses”. Para alcançar este objetivo, disse o secretário da Fazenda, é preciso investir em capacitação e profissionalização, utilizar a tecnologia para modernizar as atividades, planejar as ações fiscais e melhorar o atendimento ao contribuinte. Citou como exemplo as ações voltadas a autorregularização, que visam facilitar o cumprimento, pelo contribuinte, das obrigações tributárias. Ao subsecretário, desejou sorte e disse que há muito trabalho a ser realizado.
Participaram da cerimônia o procurador geral do Estado, Ricardo Seffer; a secretária estadual de Planejamento e Administração, Hana Ghassan; o vice-presidente da Associação Comercial do Pará, Miguel Sampaio, e o presidente do Sindicato das empresas de serviços contábeis, Mário Elísio Gusmão; os promotores de Justiça Francisco Lauzid e Márcia Reis Souza, além de servidores públicos estaduais e representantes das entidades sindicais da Sefa.

Autor(a)

Tem dúvidas sobre IPVA?