Sefa apreende mais de 482 mil maços de cigarro na fronteira com o Maranhão

Notícias 30 Nov 2017

Servidores da Carreira da Administração Tributária da Secretaria da Fazenda, Sefa, lotados na coordenação de mercadorias em trânsito do Itinga, em Dom Eliseu, fronteira com o Maranhão, apreenderam na madrugada desta quarta-feira (29/11) uma carreta com 482.500 maços de cigarro contrabandeado tentando entrar no Pará. A carga vinha escondida em meio a tubos de PVC que vinham do Paraná com destino a Belém e estavam acompanhados por nota fiscal.

A mercadoria foi localizada depois que o pessoal da fiscalização inspecionou os documentos fiscais e pesou o caminhão, por desconfiar do peso da mercadoria.

“Como havia indícios de irregularidade, por causa do excesso de peso, o veículo foi levado para o pátio da unidade fazendária e descarregado, quando foi localizado o cigarro”, informou o coordenador do Itinga, auditor fiscal de receitas estaduais Eduardo Gonçalves.

O motorista da carreta fugiu do local, abandonando o veículo. O termo de apreensão é de R$ 1,346 milhão, e foi lavrado em nome do transportador, pois não foi identificado o dono da carga. A Secretaria da Fazenda vai comunicar a apreensão à Receita Federal, por se tratar de contrabando.

O diretor de fiscalização, Shu Yung Fon explicou que como o cigarro é considerado mercadoria supérflua , a alíquota do ICMS é de 30%, o que significa uma alta margem de lucro para quem vende o produto sem recolher o tributo.

A unidade fazendária do Itinga é a maior das oito unidades de fronteira que a Sefa mantém. Por lá entram 42% das mercadorias que entram no território paraense.



Imagem do autor
ASCOM

Assessoria de comunicação da Secretaria da Fazenda

Copyright © 2016 SEFA. Todos os direitos reservados.
Endereço: Avenida Visconde de Souza Franco, 110, Umarizal. CEP 66.053-000. Belém - Pará - Brasil.