Arte, Cidadania e Cultura no TerPaz

Programa Publicado: Quinta, 05 Março 2020

O projeto “Meu Endereço: lugar de paz e segurança social” realizou, nos dias 4 e 5,  no bairro da Terra Firme e da Cabanagem,

respectivamente, a “Roda de Arte, Cultura e Diálogos”, ação desenvolvida dentro do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) em parceria com a Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará (CRF/UFPA).
A “Roda de Arte, Cultura e Diálogos” mistura encenação teatral, músicas e narrativas artísticas que buscam a reflexão sobre os conflitos no direito à moradia. E também fala sobre a realidade vivenciada por mulheres vítimas de intimidação, estigmas e conflitos de vizinhança que violam o direito à moradia nas cidades. O trabalho reforça o trabalho de inclusão social da comunidade para reduzir conflitos por meio de ações de segurança pública e de cidadania.
A ação do dia 04/03 foi na sede do Boi Marronzinho, no bairro da Terra Firme. No dia 5 o evento foi na escola Escola Estadual José Valente Ribeiro, localizada na Estrada do Benjamin, Cabanagem .
As rodas de Arte tem a parceria do Programa de Educação Fiscal, da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) e do Projeto "Ela Pode", uma ação do Instituto Rede Mulher Empreendedora, realizado pelo governo por meio da Sectet nos bairros do TerPaz.
Até junho serão realizadas seis rodas de Arte, projeto produzido no Laboratório Multiver Cidades, formado por colaboradores que trabalham com as temáticas sobre as cidades e os desafios da gestão pública e privada na Amazônia. As próximas ações serão no Guamá, Benguí, Jurunas e Nova União, em Marituba.